Victor Andrade – O craque que Robinho trouxe pro Santos

Victor Andrade e Pelé

Nos últimos dez anos duas grandes gerações surgiram na categoria de base do Santos. Primeiro foi a de Diego e Robinho e atualmente um grupo liderado pela genialidade de Neymar. A próxima fornada de “Meninos da Vila” tem tudo para surgir nos pés de Victor Andrade.

Conversei duas vezes com o presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira. Em uma delas eu tive que perguntar: Quem vai ser o novo Neymar?

A resposta do presidente foi rápida: “Estamos trabalhando muitos garotos, mas tem esse menino, Victor, que é especial”.

Victor Andrade tem uma trajetória diferente da maioria dos jogadores brasileiros. Isso porque a sua carreira começou em Portugal, jogando pelo Benfica.

Victor Andrade aos 12 anos, ao lado das conquistas santistas

Os portugueses foram buscar o talento do atacante santista em Aracaju, cidade natal do jogador. Em 2007, quando Victor tinha entre 11 e 12 anos, foi um ex-jogador lusitano que fez o convite para o jovem integrar o elenco do Benfica.

Logo cedo, Victor mostrou personalidade e foi sozinho para Portugal. Jogando pelo Benfica o atacante fez sucesso.

Logo na primeira competição, a Taça Aveiro, Victor Andrade foi escolhido o melhor jogador e ainda sagrou-se vice-artilheiro. Depois, disputou o Mundialito da categoria sub-12, também em Portugal e teve outra grande atuação, com muitos gols.

O Santos, porém, só conheceu o jovem através de uma matéria veiculada no Fantástico. A reportagem falava exatamente sobre jogadores que estavam deixando o Brasil muito cedo e o caso de Victor era especial, afinal, 11 anos é bem cedo né?

Apenas cinco dias antes de viajar para Portugal, em definitivo, Victor recebeu um convite da diretoria, que entrou em contato com a mãe do atacante e foi fazer uma experiência na escola santista.

A experiência fez Victor mudar de ideia e ficar no Brasil. Claro, teve um motivo especial: ele iria jogar no mesmo clube pelo qual jogou seu grande ídolo, Robinho.

O ídolo foi o fator mais importante para a permanência do atacante no Brasil. Em 2007 (segundo semestre), primeiro ano de Victor no Santos, Robinho ajudou bastante. Logo de cara convidou o garoto para participar do jogo beneficente que organiza e aos poucos Victor foi se soltando.

Victor Andrade é acostumado com artilharias

Logo no ano seguinte já veio a artilharia do Paulista Sub-13, com 21 gols e o primeiro título com a camisa santista.

Com tanto destaque, é claro que o Benfica sonha em ter Victor Andrade de volta. Todo ano a equipe lusitana faz várias investidas pelo atacante, todas frustradas. Como foram frustadas as investidas de outros clubes como o Manchester United, Manchester City, Inter de Milão e tantos outros clubes estrangeiros, que acompanham de perto a evolução do atacante.

Em 2009, Victor passou a ser blindado pela diretoria santista, por causa do assédio de clubes do exterior e em 2010 chegou ao vice-campeonato do Paulista Sub-15, mas ainda blindado.

Hoje, Victor Andrade é considerado o maior destaque do time Sub-17 do Santos e tem apenas 16 anos de idade. Ou seja, é um ano mais novo do que os outros atletas da categoria.

Além disso, seu contrato tem uma multa rescisória no valor de 50 milhões de Euros, maior que a de Neymar (45 milhões de Euros), para deixar o Santos bem mais tranquilo quanto ao assédio dos times europeus.

Seguem alguns vídeos do garoto:

 

Nessa matéria ele aparece em alguns vídeos, principalmente no jogo contra o Pachuca, no qual teve uma grade atuação – Balanço do Santos na Copa Bicentenário

This entry was posted in Promessas do futebol, Seleções brasileiras. Bookmark the permalink.

3 Responses to Victor Andrade – O craque que Robinho trouxe pro Santos

  1. o elenco do santos de 2009 foi uma equipe de transição… sem dúvidas não foi a melhor formação do santos.. mas tem alguns jogadores aí que deixaram saudades e poderiam voltar em 2013!!

  2. Cicero G de Lima says:

    Sabado dia 29 10 2011 ele ( Vitor Andrade ) jogou contra o Corinthians 1×3 Santos no Flamengo de Guarulhos e quebrou o Corinthians, fez um gol e deu uma assistencia e só não fez mais 2gols pq os seus companheiros não tocaram a bola em dois contra-ataques, 2 contra 1 (goleiro).Espero quer ele tb arrebente o Curitias como o Robinho quebrou.

  3. Max says:

    Matéria esclarecedora. Vi essa semana no Globo Esporte e havia entendido que ele tinha chegado a fechar com o Benfica com 10 anos e desistiu após receber um convite do Robinho. Pelo que vi aqui chegou inclusive a disputar campeonatos lá… Mais uma futura estrela do nosso futebol! Sucesso a ele! Abrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>